Fichamento II

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014

OFICINAS TECNOLÓGICAS

Unidade II – TIC, Inovação Educacional e Gestão Escolar
01 a 14 de julho de 2013

Professor: Pedro Andrade
Tutora: Aparecida Cleia Gerin

FICHAMENTO DE TEXTO

Assunto: Gestão de Tecnologias na Escola                                                  Ficha Nº 02

Referência Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.


Texto da Ficha:


I – RESUMO

O texto trata da gestão das TIC no ambiente escolar, mostrando num primeiro momento sua utilização na parte administrativa para controlar e organizar dados para divulgação de informações, visualização e soluções de problemas, tomadas de decisões etc. Num segundo momento, fala da inserção das TIC no ensino em momentos e espaços estanques como laboratório de informática.
Na sequência, fala-se da expansão do uso das TIC no ambiente escolar por meio da internet, bem como, a necessidade da criação de ambientes colaborativos dentro e fora da escola. Por outro lado, destaca alguns fatores que dificultam sua criação, cabendo à gestão equacionar os problemas, facilitar e promover a formação de servidores, professores e equipe gestora; assim como estimular o trabalho em equipe entre o administrativo e pedagógico. Segunda a autora, o trabalho contextualizado corrobora para a qualidade do ambiente virtual, que por sua vez representa um espaço para discussões, reflexões, simulações e troca de experiências; devendo ser usado pela gestão escolar para melhorar a qualidade do trabalho pedagógico e técnico-administrativo.

Por fim, o texto apresenta o projeto ProInfo, uma iniciativa do governo em parceria com universidades, voltado para a formação de gestores/ coordenadores e criação de comunidades colaborativas de aprendizagem. Assim, esse espaço virtual favorece troca de experiências, discussões e soluções de problemas, visando a qualidade da educação pública.


II – CITAÇÕES

(...) TIC na escola, principalmente o acesso à Internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, (...) (ALMEIDA, 2002, p. 1)

(...) O fator primordial para a criação de comunidades e culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade da interação, quer presencial ou à distância (...). (ALMEIDA, 2002, p. 2)

(...) as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências (...); a realização de atividades colaborativas (...); o desenvolvimento de projetos inovadores (...); a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectivas aprendizagens. (ALMEIDA, 2002, p. 3)

A superação da dicotomia entre o pedagógico e o técnico-administrativo, (...) encontra eco em concepções educacionais que enfatizam o trabalho em equipe (...). (ALMEIDA, 2002, p. 4)

 (...) o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar (...) Daí a importância da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel da direção na gestão das TIC (...). (ALMEIDA, 2002, p. 4)

(...) o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional. (ALMEIDA, 2002, p. 5)

Tais ambientes virtuais, (...) permitem aos participantes trocar informações e respectivas experiências, estimular a discussão (...), incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas para compreender seus problemas e encontrar alternativas (...). (ALMEIDA, 2002, p. 5)

Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais (...). (ALMEIDA, 2002, p. 9)


III - COMENTÁRIOS

A discussão sobre a Gestão de Tecnologia na Escola levantada no texto é realista, pois mostra que as TIC antes utilizada apenas no trabalho de secretaria escolar e do administrativo em geral, vem ocupando outros espaços dentro da escola, especialmente nas salas de aula para melhorar o fazer pedagógico.
Os ambientes colaborativos, decorrentes das TIC, ampliam os espaços do saber, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre os seguimentos educacionais dentro e fora da escola. Desta forma, a criação de ambientes colaborativos na escola contribui para a comunicação, informação, troca de experiências, realização de atividades, desenvolvimento de projetos, entre outros. De acordo com a autora, as dificuldades para a criação de ambientes colaborativos passam pela separação entre o administrativo e o pedagógico, a falta de condições físicas, materiais e técnicas e postura inadequada dos gestores diante das TIC. Assim com a autora, concordo que um ponto que merece atenção especial, seja a dicotomia entre o administrativo e o pedagógico, tendo em vista que o trabalho em equipe ou contextualizado contribui para a junção de saberes e experiências, favorecendo a solução de problemas e apontando para práticas pedagógicas mais integradas ao mundo virtual no qual grande parte dos alunos está inserida.
Os ambientes virtuais colaborativos dentro ou fora da escola, sem dúvida, são uma ferramenta extremamente importante para a melhoria da atuação da equipe gestora, dos professores e dos colaboradores; entretanto, são muitas as barreiras enfrentadas pelas instituições de ensino, pela falta de recursos materiais, físicos e de profissionais preparados e motivados. Apesar dos esforços do governo e universidades, oferecendo cursos de formação como o ProInfo, que por sinal tem uma proposta muito interessante, ainda é ínfima para atender a demanda atual. Espero que mais cursos de formação sejam ofertados e que o governo ofereça reais condições para a implantação de redes colaborativas de aprendizagem em todas as escolas do Brasil.


IV - QUESTIONAMENTOS

O que vemos nas escolas públicas é a total falta de condições físicas, materiais, técnicas e de professores para atuarem com as TIC sendo multiplicadores em suas escolas. Em contrapartida, o governo oferece cursos de formação que não contemplam a maioria dos profissionais da educação. Os gestores não compreendem a necessidade da modernização das escolas, talvez por medo e/ou falta de apoio. Diante desse quadro, o que fazer para criar redes colaborativas de aprendizagem eficientes, tendo em vista que a sociedade cobra uma escola pública de qualidade?




Tipo de fichamento: Citação/ Fichamento Textual.
Biblioteca que se encontra a obra:
Este texto faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do site http://www.tvebrasil.com.br/salto


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