CURSO DE
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS
Unidade II – TIC, Inovação Educacional e Gestão
Escolar
01 a 14 de julho de 2013
Professor:
Pedro Andrade
Tutora:
Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Gestão de Tecnologias na Escola Ficha
Nº 02
Referência Bibliográfica:
ALMEIDA, M. Gestão de tecnologias na escola.
Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para
o Futuro, setembro, 2002.
Texto da Ficha:
I – RESUMO
O texto trata da gestão
das TIC no ambiente escolar, mostrando num primeiro momento sua utilização na
parte administrativa para controlar e organizar dados para divulgação de
informações, visualização e soluções de problemas, tomadas de decisões etc. Num
segundo momento, fala da inserção das TIC no ensino em momentos e espaços
estanques como laboratório de informática.
Na sequência, fala-se da expansão do uso das TIC no ambiente
escolar por meio da internet,
bem como, a necessidade da criação de ambientes colaborativos dentro e fora da
escola. Por outro lado, destaca alguns fatores que dificultam sua criação,
cabendo à gestão equacionar os problemas, facilitar e promover a formação de
servidores, professores e equipe gestora; assim como estimular o trabalho em
equipe entre o administrativo e pedagógico. Segunda a autora, o trabalho
contextualizado corrobora para a qualidade do ambiente virtual, que por sua vez
representa um espaço para discussões, reflexões, simulações e troca de
experiências; devendo ser usado pela gestão escolar para melhorar a qualidade
do trabalho pedagógico e técnico-administrativo.
Por fim, o texto apresenta o projeto ProInfo, uma iniciativa do
governo em parceria com universidades, voltado para a formação de gestores/ coordenadores
e criação de comunidades colaborativas de aprendizagem. Assim, esse espaço
virtual favorece troca de experiências, discussões e soluções de problemas,
visando a qualidade da educação pública.
II – CITAÇÕES
(...) TIC na escola, principalmente o acesso à Internet, contribui para
expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a
criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação; permitem
estabelecer novas relações com o saber que ultrapassam os limites dos materiais
instrucionais tradicionais e rompem com os muros da escola, (...) (ALMEIDA, 2002, p. 1)
(...) O fator primordial para a criação de comunidades e
culturas colaborativas de aprendizagem, intercâmbio e colaboração é a qualidade
da interação, quer presencial ou à distância (...). (ALMEIDA, 2002, p. 2)
(...) as TIC podem ser incorporadas na escola como suporte para:
a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da
comunidade e de outras organizações; a criação de um fluxo de informações e
troca de experiências (...); a realização de atividades colaborativas (...); o
desenvolvimento de projetos inovadores (...); a representação do conhecimento
em construção pelos alunos e respectivas aprendizagens. (ALMEIDA, 2002, p. 3)
A superação da dicotomia entre o pedagógico e o
técnico-administrativo, (...) encontra eco em concepções educacionais que
enfatizam o trabalho em equipe (...). (ALMEIDA,
2002, p. 4)
(...) o sucesso desta incorporação está diretamente
relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar (...) Daí a importância
da formação de todos os profissionais que atuam na escola, fortalecendo o papel
da direção na gestão das TIC (...). (ALMEIDA,
2002, p. 4)
(...) o papel do gestor não é apenas o de prover condições para
o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola
implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e
informacional. (ALMEIDA,
2002, p. 5)
Tais ambientes virtuais, (...) permitem aos participantes trocar
informações e respectivas experiências, estimular a discussão (...), incentivar
o desenvolvimento de atividades colaborativas para compreender seus problemas e
encontrar alternativas (...). (ALMEIDA,
2002, p. 5)
Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor
ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que
criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem
apoiadas em ambientes virtuais (...). (ALMEIDA,
2002, p. 9)
III - COMENTÁRIOS
A discussão sobre a Gestão de Tecnologia na Escola levantada no
texto é realista, pois mostra que as TIC antes utilizada apenas no trabalho de
secretaria escolar e do administrativo em geral, vem ocupando outros espaços
dentro da escola, especialmente nas salas de aula para melhorar o fazer
pedagógico.
Os ambientes colaborativos, decorrentes das TIC, ampliam os
espaços do saber, permitindo a troca de conhecimentos e experiências entre os
seguimentos educacionais dentro e fora da escola. Desta forma, a criação de
ambientes colaborativos na escola contribui para a comunicação, informação,
troca de experiências, realização de atividades, desenvolvimento de projetos,
entre outros. De acordo com a autora, as dificuldades para a criação de
ambientes colaborativos passam pela separação entre o administrativo e o
pedagógico, a falta de condições físicas, materiais e técnicas e postura
inadequada dos gestores diante das TIC. Assim com a autora, concordo que um
ponto que merece atenção especial, seja a dicotomia entre o administrativo e o
pedagógico, tendo em vista que o trabalho em equipe ou contextualizado
contribui para a junção de saberes e experiências, favorecendo a solução de
problemas e apontando para práticas pedagógicas mais integradas ao mundo
virtual no qual grande parte dos alunos está inserida.
Os ambientes virtuais colaborativos dentro ou fora da escola,
sem dúvida, são uma ferramenta extremamente importante para a melhoria da
atuação da equipe gestora, dos professores e dos colaboradores; entretanto, são
muitas as barreiras enfrentadas pelas instituições de ensino, pela falta de
recursos materiais, físicos e de profissionais preparados e motivados. Apesar
dos esforços do governo e universidades, oferecendo cursos de formação como o
ProInfo, que por sinal tem uma proposta muito interessante, ainda é ínfima para
atender a demanda atual. Espero que mais cursos de formação sejam ofertados e
que o governo ofereça reais condições para a implantação de redes colaborativas
de aprendizagem em todas as escolas do Brasil.
IV - QUESTIONAMENTOS
O que vemos nas escolas
públicas é a total falta de condições físicas, materiais, técnicas e de
professores para atuarem com as TIC sendo multiplicadores em suas escolas. Em
contrapartida, o governo oferece cursos de formação que não contemplam a
maioria dos profissionais da educação. Os gestores não compreendem a
necessidade da modernização das escolas, talvez por medo e/ou falta de apoio.
Diante desse quadro, o que fazer para criar redes colaborativas de aprendizagem
eficientes, tendo em vista que a sociedade cobra uma escola pública de
qualidade?
Tipo de
fichamento: Citação/ Fichamento Textual.
Biblioteca
que se encontra a obra:
Este texto
faz parte da Biblioteca do curso Gestão Escolar e Tecnologias e foi extraído do
site http://www.tvebrasil.com.br/salto
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