CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014
OFICINAS TECNOLÓGICAS
Unidade I – Introdução ao
curso: Tecnologias e Gestão Escolar
24 a 30 de
junho de 2013
Professor:
Pedro Andrade
Tutora:
Aparecida Cleia Gerin
FICHAMENTO DE TEXTO
Assunto: Funções e Papéis da Tecnologia Ficha
Nº 01
Referência Bibliográfica:
VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.
Texto da Ficha
I - RESUMO:
O
texto faz uma análise e reflexão sobre as funções e papéis da tecnologia no
ambiente escolar, bem como, da necessidade das pessoas que vão utilizar essa
tecnologia terem domínio das ferramentas e de suas possibilidades.
Em
seguida, faz uma reflexão sobre o que é conhecimento, dado, informação e
ensagem; esclarecendo o significado de cada um, e apresenta o computador para
processar e transformar dado em informação. Assim, cabe ao homem dar sentido a
informação, transformando-a em conhecimento que leva a resignificar ações,
comportamentos, atitudes, tomadas de decisão etc.
Na
sequência, aborda a utilização das tecnologias, sem perder de vista alguns
aspectos como: a organização escolar, a cultura organizacional, a troca de
experiências etc. Do ponto de vista técnico sugere como criar, definir e
instalar o ambiente para a TI.
Por
fim, destaca a importância das pessoas individualmente e em grupo/ equipe para
dar sentido às TIs e, consequentemente, construir conhecimento.
II - CITAÇÕES:
“Mas o grande problema em foco da gestão
escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de
direção e coordenação da escola.” (VIEIRA, 2004, p. 1)
“(...), conhecimentos derivam de informações,
da mesma maneira que informações derivam de dados. A capacidade de transformar
informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina (...), tal
capacidade é exclusivamente humana. (...)” (VIEIRA, 2004, p. 4).
“Então se pretendemos ter um ambiente com
tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar
condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado (...)” (VIEIRA, 2004, p. 5).
“A criação de ambientes informatizados na
organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos
pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração
existente. (...) Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de
momentos de troca de experiências entre professores de funcionários.” (VIEIRA, 2004, p. 6).
“(...) é importante que se tenha uma visão mais estruturada sobre os ingredientes-chave para relevantes: 1) criação do contexto para a TI; 2) desenho de sistemas de TI; 3) instalação do sistema de TI que vai ser utilizado.” (VIEIRA, 2004, p. 7)
III - COMENTÁRIOS:
De acordo com Vieira (2004) a equipe gestora
deve ter cautela antes de implantar as tecnologias em ambientes escolares,
buscando o conhecimento prévio do que é a tecnologia, para que se destina, como
utilizá-la, qual o objetivo e qual o resultado pretendido para alcançar
resultados satisfatórios.
O autor ressalta
a importância de se conhecer a organização da escola para detectar os
problemas, ouvir seus pares para compreender as demandas de cada seguimento da
escola, promover a troca de experiências e incentivar o trabalho em equipe.
Está ultima ação pode exigir do gestor mais trabalho quando os professores e
servidores não interagem, mas superado esse problema fica mais fácil o uso de
tecnologias onde todos se unem pelo mesmo objetivo, melhorando o trabalho
individual e coletivo que reflete na qualidade da educação.
A necessidade
do uso de tecnologias nas escolas públicas é cada vez maior e urgente, pois as
demandas da comunidade escolar exige sua utilização tanto para melhorar o
trabalho técnico-administrativo quanto o pedagógico. Diante das exigências da
sociedade em geral por uma educação de qualidade, da tímida política
educacional para o uso de tecnologias nas escolas públicas e tendo em vista que
o gestor não conta com um suporte eficiente da Secretaria de Educação; como o
gestor pode superar esses obstáculos para criar um ambiente informatizado que
coloque a escola na era digital?
Tipo de
fichamento: Citação/ Fichamento Textual.
Biblioteca que se encontra a obra: Biblioteca
da Disciplina de Oficinas Tecnológicas (UNB – Curso de Especialização em Gestão
Escolar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário