Fichamento I

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR 2013-2014

OFICINAS TECNOLÓGICAS

Unidade I – Introdução ao curso: Tecnologias e Gestão Escolar
24 a 30 de junho de 2013

Professor: Pedro Andrade
Tutora: Aparecida Cleia Gerin

FICHAMENTO DE TEXTO

Assunto: Funções e Papéis da Tecnologia                                                       Ficha Nº 01

Referência Bibliográfica:
VIEIRA, A. Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo. PUC – SP, 2004.


Texto da Ficha


I - RESUMO:

O texto faz uma análise e reflexão sobre as funções e papéis da tecnologia no ambiente escolar, bem como, da necessidade das pessoas que vão utilizar essa tecnologia terem domínio das ferramentas e de suas possibilidades.
Em seguida, faz uma reflexão sobre o que é conhecimento, dado, informação e ensagem; esclarecendo o significado de cada um, e apresenta o computador para processar e transformar dado em informação. Assim, cabe ao homem dar sentido a informação, transformando-a em conhecimento que leva a resignificar ações, comportamentos, atitudes, tomadas de decisão etc.
Na sequência, aborda a utilização das tecnologias, sem perder de vista alguns aspectos como: a organização escolar, a cultura organizacional, a troca de experiências etc. Do ponto de vista técnico sugere como criar, definir e instalar o ambiente para a TI.
Por fim, destaca a importância das pessoas individualmente e em grupo/ equipe para dar sentido às TIs e, consequentemente, construir conhecimento.


II - CITAÇÕES:

“Mas o grande problema em foco da gestão escolar é saber como a tecnologia pode ser um grande aliado da equipe de direção e coordenação da escola.” (VIEIRA, 2004, p. 1)

“(...), conhecimentos derivam de informações, da mesma maneira que informações derivam de dados. A capacidade de transformar informação em conhecimento não pode ser realizada por uma máquina (...), tal capacidade é exclusivamente humana. (...)” (VIEIRA, 2004, p. 4).

“Então se pretendemos ter um ambiente com tecnologia em que o conhecimento possa fluir constantemente, temos que criar condições para que um determinado conhecimento possa ser acessado (...)” (VIEIRA, 2004, p. 5).

“A criação de ambientes informatizados na organização para apoio à gestão do conhecimento deverá considerar os processos pelos quais são feitas as trocas de informação e a cultura de colaboração existente. (...) Por isso, há necessidade do gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores de funcionários.” (VIEIRA, 2004, p. 6).


“(...) é importante que se tenha uma visão mais estruturada sobre os ingredientes-chave para relevantes: 1) criação do contexto para a TI; 2) desenho de sistemas de TI; 3) instalação do sistema de TI que vai ser utilizado.” (VIEIRA, 2004, p. 7)



III - COMENTÁRIOS:

De acordo com Vieira (2004) a equipe gestora deve ter cautela antes de implantar as tecnologias em ambientes escolares, buscando o conhecimento prévio do que é a tecnologia, para que se destina, como utilizá-la, qual o objetivo e qual o resultado pretendido para alcançar resultados satisfatórios. 
O autor ressalta a importância de se conhecer a organização da escola para detectar os problemas, ouvir seus pares para compreender as demandas de cada seguimento da escola, promover a troca de experiências e incentivar o trabalho em equipe. Está ultima ação pode exigir do gestor mais trabalho quando os professores e servidores não interagem, mas superado esse problema fica mais fácil o uso de tecnologias onde todos se unem pelo mesmo objetivo, melhorando o trabalho individual e coletivo que reflete na qualidade da educação.


IV - QUESTIONAMENTOS:

A necessidade do uso de tecnologias nas escolas públicas é cada vez maior e urgente, pois as demandas da comunidade escolar exige sua utilização tanto para melhorar o trabalho técnico-administrativo quanto o pedagógico. Diante das exigências da sociedade em geral por uma educação de qualidade, da tímida política educacional para o uso de tecnologias nas escolas públicas e tendo em vista que o gestor não conta com um suporte eficiente da Secretaria de Educação; como o gestor pode superar esses obstáculos para criar um ambiente informatizado que coloque a escola na era digital?


Tipo de fichamento: Citação/ Fichamento Textual.
Biblioteca que se encontra a obra: Biblioteca da Disciplina de Oficinas Tecnológicas (UNB – Curso de Especialização em Gestão Escolar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário